quarta-feira, 14 de março de 2012

Tuberculose

Pré-projeto realizado por acadênicos de Enfermagem; Elaine Soares e Rafael Soares Correia, para o componente curricular de metodologia científica.

PROJETO DE PESQUISA PARA O COMPONENTE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

TEMA:
Tuberculose Pulmonar
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Tuberculose Pulmonar: em crianças menores de cinco anos.
JUSTIFICATIVA: 
A tuberculose pulmonar é um problema de saúde grave, devido a falta de consciência por parte da população em buscar, informação e  procurar tratamento correto e ter consciência e tomar os devidos cuidados para não transmitir a tuberculose pulmonar para as crianças.
Algumas pessoas não procuram se tratar da doença por medo de haver preconceito por parte das pessoas e também por parte dos profissionais de saúde, fazendo assim que a doença se evolui para um quadro clínico mais grave, deixando assim sequelas e até levando a pessoa à morte.
As pessoas contaminadas devem tomar cuidados quando estão em contato com crianças, evitando espirrar, tossir, em ambientes fechados, pois  há mais chances de contaminação em lugares que não a ventilação suficiente.Os adultos devem ter consciência, pois são eles os responsáveis em transmitir a doença para as crianças.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Tuberculose Pulmonar: falta de informação ou de investimento em saúde pública?
OBJETIVO GERAL:
Informar a sociedade em geral, como se previne e como é feito o tratamento da tuberculose pulmonar.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
 Prevenir sobre a transmissão.
  • Orientar as pessoas infectadas a buscar o tratamento e informar que o diagnóstico é seguro e rápido.
  • Informar que o tratamento é gratuito e eficaz, quando seguido corretamente.
METODOLOGIA:
 Nossa pesquisa foi realizada em livros da biblioteca da Faculdade de Quatro         Marcos e em sites acadêmicos.Em nossa pesquisa mostraremos, como é feita a transmissão, a prevenção e acura em crianças menores de cinco anos.
Com a intenção de conscientizar e esclarecer a população a respeito da doença, sobre possíveis preconceitos e que existe cura; basta que se trate a tempo. Também dizer como é feito o diagnóstico da doença, como se identifica e como se trata.
Informar a população a procurar seu médico se estiver com suspeita da doença.
REFERENCIAL TEORICO: 
Em nossa pesquisa possibilitaremos a sociedade, construir conceitos positivos e negativos em relação ao tratamento da tuberculose pulmonar. Mostrando e esclarecendo dúvidas sobre o assunto tratado em nossa pesquisa.
Segundo Höfling de Pádua Dias, Marialda, “ a transmissão da tuberculose pulmonar para a criança se faz a partir da fonte de infecção-foco, do adulto para criança”. Portanto entende-se que a tuberculose é transmitida do adulto para a criança, raramente da criança para o adulto; que o adulto deve ter consciência para que não haja a transmissão da tuberculose para a criança, evitando tossir, espirrar em lugares fechados mal ventilados, pois estes lugares possibilitam a proliferação e contaminação da doença com mais facilidade.
Segundo Torres Wilhermo, “a tuberculose é uma doença infecciosa transmitida de pessoas contaminas, através da fala, da tosse, do espirro, penetrando o organismo humano alojando-se nos pulmões, causando graves problemas se não tratada a tempo, doença conhecida como bacilio de koch ”. Entende-se que é uma doença grave que ataca os pulmões, se não tratada a tempo pode levar a morte, mas se tratada com tempo há cura e a pessoa não fica com sequelas e o tratamento é gratuito, basta a pessoa contaminada procurar um centro de saúde.
 RESULTADOS ESPERADOS:
      Esclarecer a sociedade da gravidade da doença.
  • Conscientizar as pessoas contaminadas a procurar tratamento o mais rápido possível, pois o mesmo é grátis.
  • Informar que a transmissão para a criança é feita através dos adultos.
Tratamento

    Para fazer o tratamento deve-se procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de seu residência para se fazer corretamento o diagnóstico de tuberculose, se confirmado aí se inicia o tratamento com intervenção medicamentosa, que varia de acordo com o peso da criança. Tuberculose tem cura e, quanto mais rápido a procura mais rápido será a cura. 
BIBLIOGRAFIA:
1- Auto, Helvio José de Farias.Doenças Infecciosas e  Parasitárias,Ed:Revinter,2000-Rio de Janeiro.
2- Torres, Wilhermo. Patologia Estrutural e Funcional ,Ed:Guanabara ,Sexta edição,2000-Rio de Janeiro.
3- Issler,Hugo;Leone,Claudio;Marcondes,Eduardo.Pediatria na Atenção Primária,Ed:Saivier,1999.
4- Faria,José Lopes de.Patologia Geral, Ed:Guanabara,2003-Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário